Body Identity Integrity Disorder (Biid): O Complexo Em Ser Incompleto (2024)

Related papers

A IDENTIDADE COMO COMPOSITORA DE CORPOS E ESPAÇOS BISSEXUAIS

Hortência Brito

Revista ENANPEGE, 2021

Neste texto temos por objetivo compreender como a geografia compõe as vivências identitárias de pessoas bissexuais na cidade de Ponta Grossa-Paraná. Para tanto, realizamos 4 entrevistas com pessoas que se autodenominam como bissexuais, duas mulheres, um homem e uma pessoa não-conformista de gênero e em seguida, analisamos as entrevistas segundo o método categorial por enunciações proposto por Laurence Bardin (1977). Os relatos das pessoas entrevistadas nos demandaram três conceitos-chave: identidade, corpo e espaço. Ao estabelecermos um diálogo entre os relatos e os conceitos-chave, evidencia-se como as identidades bissexuais se desenvolvem, na maior parte das vezes, de forma solitária, e por isso o corpo aparece veementemente, pois se mostra como um espaço de existência e resistência.

View PDFchevron_right

BixAleijada, espelho convexo da falta em corpos completos

Tálisson Melo

TRAMA, 2021

LINK: https://tramabodoque.com/2021/01/31/bixaleijada-espelho-convexo-da-falta-em-corpos-completos/ Texto em português sobre meu encontro com o trabalho artísitico de Robert Andy Coombs. Essay in Portuguese about how I get to know Robert Andy Coombs' artwork.

View PDFchevron_right

CORPOREIDADE E IDENTIDADE, O CORPO NEGRO COMO ESPAÇO DE SIGNIFICAÇÃO

Joyce Gonçalves Restier da Costa Souza

Anais Eletrônicos do III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2014

A análise proposta pressupõe que a relação entre a cultura e os corpos negros constituem uma corporeidade que traz consigo, em suas movimentações e expressões, visões estereotipadas sobre a população negra. A maneira como estas visões estereotipadas repercutem na corporeidade do indivíduo e influenciam na sua identificação são pontos a serem abordados. A corporeidade se constitui na relação do sujeito com o seu mundo. Considerando que a sociedade brasileira investe na marginalização dos corpos negros, através da difusão de estereótipos e do racismo, temos no corpo do indivíduo negro um possível espaço de resistência a essas correntes. Cientes do corpo como espaço para a significação do "Eu", percebemos na população negra, a identidade influenciada por toda a trama que se abate sobre sua corporeidade, da opressão à luta contra estereótipos. Pretende-se então a discussão sobre o corpo negro como espaço de significação e luta contra os estereótipos atrelados à sua corporeidade.

View PDFchevron_right

Transtornosdeidentidade

Carlos James Santos

View PDFchevron_right

Projeto PIBID – corporeidade aprimorada na educação física

André Gnoatto

2016

O presente trabalho e um relato de experiencia fundamentado teoricamente elaborado por academicos do Projeto de Educacao Fisica do PIBID desenvolvido com aproximadamente 45 alunos do Ensino Medio matutino numa escola da rede estadual de ensino do municipio de Sao Joao Batista/SC no primeiro semestre de 2016. Ele privilegiou o tema Corporeidade nas aulas de Educacao Fisica. Objetivo: oportunizar aos alunos do Ensino Medio vivenciar experiencias em diversos ambientes para aprimoramento da corporeidade, priorizando suas potencialidades, autonomia e tomada de consciencia das acoes. Metodologia: estudo realizado numa abordagem qualitativa, utilizando a tecnica Pesquisa-acao. As aulas foram planejadas e registradas por meio de fotografias e filmagens. Na realizacao das aulas enfocou-se no objetivo proposto modificou-se a forma de atuacao e propostas dos academicos, conforme a necessidade e respostas dos alunos. Resultados: pela observacao da participacao dos alunos nas aulas e de sua av...

CORPO, SOCIEDADE E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

CES Revista

RESUMO O corpo aparece como objeto de análise imperativo na atualidade. Pensar o modo como o corpo é valorizado contemporaneamente parece ser de fundamental importância no campo de estudo da psicologia. O presente trabalho pretende analisar o culto ao corpo tomado como forte tendência de estilo de vida perante uma sociedade que valoriza cada vez mais a exposição de corpos belos e esculpidos. Para tanto parte-se, sobretudo, de uma perspectiva psicanalítica e de outras abordagens do campo filosófico, onde o corpo é conferido como algo erógeno, erótico e autoerótico, designado na ordem do simbólico, representacional. Verificamos o processo pelo qual se dá a passagem de um corpo autoerótico ao corpo do narcisismo, através do qual o sujeito constitui a ideia de um corpo unificado, o que possibilitará a constituição do eu. Numa segunda perspectiva, se verificou como este corpo é inserido numa sociedade controladora, imperativa de normas, disciplinas e modelos, e a qual confere ao corpo sinônimo de poder. ABSTRACT Nowadays bodies appear as objects of imperative analysis. Considering how the body is valued contemporaneously seems to be of fundamental importance in the field of psychology. This paper aims at analyzing the cult of the body taken as a strong tendency of the lifestyle towards a society that increasingly values the exhibition of beautiful and sculpted bodies. For this, the study starts, especially, from a psychoanalytic perspective and from other philosophical approaches, where the body is conceived as something erogenous, erotic and self-erotic, designated in the order of the symbolic, representational. The study verifies the process in which occurs the transition from a self-erotic body to a body of narcissism, where the individual sets up the idea of a unified body, allowing the development of the self. In a second approach, the study verifies how this body inserts itself in a controller society, imperative of standards, discipline and models, and which considers this body as synonym of power.

View PDFchevron_right

O MÍNIMO EXISTENCIAL NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Paulo Henrique Ledo Peixoto

Estudos sobre Direito e Economia, 2021

A presente pesquisa tem como objeto a análise da concepção do mínimo existencial enquanto argumento do conceito material de dignidade da pessoa humana relativo à pessoa com deficiência. Para isso, far-se-á necessário uma revisão da literatura e de decisões do Supremo Tribunal Federal, para extrair uma visão completa acerca do se entende por mínimo existencial diante das particularidades da pessoa com deficiência à luz do bloco de constitucionalidade. Por fim, serão apresentadas as implicações do tema e sua contraposição à reserva do possível.

View PDFchevron_right

CORPOREIDADE NEGRA ENQUANTO DISCURSO: CORPO E CABELO COMO SIGNOS DE IDENTIDADE

Joyce Gonçalves Restier da Costa Souza

2015

RESUMO O corpo é um dos meios pelos quais a cultura se estabelece em uma sociedade. Desta maneira, o corpo serve como linguagem. O que dizer então dos corpos negros? Os corpos de negros e negras no Brasil são linguagens de discursos provenientes de uma sociedade racista onde este corpo vive e expressa a violência do racismo e também a sua resistência a ele. Os elementos nos quais o racismo se apoia está nos sinais diacríticos da cor da pele e nos cabelos. Estes dois elementos configuram ao corpo e à subjetividade de negros e negras sentimentos de rejeição /aceitação de seus traços e consequentemente de sua identidade. Neste trabalho, discutiremos a constituição da identidade negra a partir da prática discursiva expressa pelos corpos de negros e negras por meio de sistemas de representação dos discursos da sociedade sobre os negros.

View PDFchevron_right

ESTUDO DE CASO: síndrome de Bardet Biedl - perfil da composição corporal e das capacidades biomotoras

ieda mayumi kawashita

2014

Bardet Biedl (BBS) e uma sindrome de heranca autossomica recessiva caracterizada por diversas causas, tais como: distrofia retiniana, polidactilia, problemas renais, hipogonadismo, obesidade e retardo mental. Esta sindrome e muito rara, com uma prevalencia que varia de 1:17.500 a 1:160.000. O objetivo desse estudo foi analisar o perfil da composicao corporal e das capacidades biomotoras de um caso com o diagnostico de sindrome de Bardet-Biedl. O sujeito do estudo e do sexo masculino com idade de 18 anos, massa corporal total de 89 kg e estatura de 1,62 cm. Para analise da composicao corporal foi utilizada um balanca de bioimpedância InBody 720 e para determinacao das capacidades biomotoras foi utilizado o teste de Berg (equilibrio), Cooper (VO 2max ), Sentar e Alcancar (flexibilidade) e o teste de uma repeticao maxima (forca). Os resultados demostram valores elevados do %G e em relacao as capacidades biomotoras, em todos os testes obteve-se um resultado insatisfatorio, exceto na fle...

View PDFchevron_right

Corpo e identidade feminina

Mirela Berger

2000

View PDFchevron_right

Body Identity Integrity Disorder (Biid): O Complexo Em Ser Incompleto (2024)
Top Articles
Latest Posts
Recommended Articles
Article information

Author: Moshe Kshlerin

Last Updated:

Views: 5379

Rating: 4.7 / 5 (77 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Moshe Kshlerin

Birthday: 1994-01-25

Address: Suite 609 315 Lupita Unions, Ronnieburgh, MI 62697

Phone: +2424755286529

Job: District Education Designer

Hobby: Yoga, Gunsmithing, Singing, 3D printing, Nordic skating, Soapmaking, Juggling

Introduction: My name is Moshe Kshlerin, I am a gleaming, attractive, outstanding, pleasant, delightful, outstanding, famous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.